WordPress.com ou WordPress.org? Tem diferença?

Início Blog WordPress.com ou WordPress.org? Tem diferença?

Tem sim! E não é só no endereço não. O WordPress é reconhecido como um sistema de gerenciamento de conteúdo, ou para muitos, um sistema gratuito de blog. Sim, o WordPress nasceu e fez fama como uma ferramenta para criação de blogs, hospedados gratuitamente no endereço wordpress.com e disputando diretamente como Blogspot do Google.

Graças à essa fama, muitos ignoram o poder WordPress como CMS e até questionam o seu uso por profissionais de web design que criam sites baseados em WordPress, e aqui entra a principal diferença entre WordPress.com e WordPress.org.

WordPress.com

O portal WordPress.com oferece um serviço gratuito de criação e hospedagem de blogs usando o software WordPress. O usuário pode criar quantos blogs quiser, num endereço gratuito do tipo meublog.wordpress.com, onde não precisa se preocupar com a instalação e configuração do software. Ao fazer o cadastro, já ganha o blog pronto para ser usado, podendo escolher o template (chamado tema) entre vários disponíveis, mas não poderá ir muito além disso, a não ser que faça um upgrade da conta (pagando).

Esta é a principal limitação do WordPress.com (em sua conta gratuita), que você pode escolher o tema entre vários disponíveis, mas não poderá editá-lo ou instalar plugins, que dão o grande poder de extensão do WordPress.

As vantagens de se utilizar o WordPress.com são:

  • Facilidade de uso, pois não requer nenhum tipo de instalação ou ter de lidar com códigos e bancos de dados.
  • Sem custos na versão básica, tanto pelo próprio software quanto pela hospedagem.
  • WordPress sempre atualizado e seguro.

WordPress.org

O endereço WordPress.org é o site de desenvolvimento do WordPress, onde você pode fazer o download gratuito da versão mais recente e hospedar seu site desenvolvido em WordPress em qualquer servidor, inclusive em seu próprio computador.

Instalando o WordPress por conta própria em seu computador ou em qualquer servidor, você pode editar seu código, utilizar o tema que quiser, instalar plugins, personalizar o CSS ou HTML do tema, alterar idiomas etc. E esta é a grande vantagem do WordPres.org: você tem o controle total do seu site (desde que tenha o conhecimento técnico necessário).

O software WordPress (que é baixado no wordpress.org) é um serviço bastante elogiado ao redor do mundo, possuindo recursos profissionais e de qualidade, além de uma extensa comunidade de desenvolvedores. Atualmente vem largamente sendo usado por empresas e profissionais de web para criação de blogs, sites, portais, lojas virtuais etc.

A desvantagem, em relação ao WordPress.com é que você deverá possuir uma conta hospedagem para utilizar o software, além do registro obrigatório de um domínio próprio.

Se você tem um mínimo de conhecimento técnico de HTML, PHP, bancos de dados e hospedagem de sites, utilizar o software WordPress em um servidor próprio trás algumas vantagens:

  • Fácil instalação. Há várias formas de se instalar o WordPress, e todas bem fáceis. Para servidores com cPanel e Softaculous (como aqui na Hospedaria 42), a instalação é ainda mais fácil.
  • Total controle sobre o seu site, desde a edição do código do WordPress à instalação de temas profissionais e plugins que expandirão as possibilidades de seu site.

Qual versão devo utilizar?

Você deve analisar a sua necessidade. Se precisa apenas de um blog pessoal, sem pretensão de crescimento, sem custos com hospedagem ou conhecimentos técnicos para configurar e editar seu site, e se a instalação padrão do WordPress.com com os temas gratuitos disponibilizados bastam para sua necessidade, faça sua conta no WordPress.com.

Se deseja criar um blog ou site profissional, ou até utilizar o software para algo maior, como um portal ou loja virtual, se pretende criar um tema próprio ou instalar temas profissionais ou avançados, que não encontra disponível no WordPress.com, e ainda quer editar o CSS do tema e instalar plugins, contrate uma hospedagem de sites, compre seu domínio e instale o WordPress.org.

E na próxima vez que um profissional de web lhe falar que vai usar o WordPress para fazer o site da sua empresa, esqueça a história de “sistema de blog gratuito”, este profissional vai usar uma ótima ferramenta para desenvolver o seu site. Pode confiar 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: